Você já almoçou, mas de repente, no meio da tarde, bate aquela fome!! E aí, o que você faz?
As nutricionistas sempre dizem: comer de 3 em 3 horas é fundamental para o corpo. E é mesmo! Conheça alguns dos benefícios de fazer pequenos (e saudáveis!) lanches entre as principais refeições:
- Previne excesso de peso e diminui o risco de desenvolver doenças como diabetes
- Evita possíveis exageros nas refeições seguintes
- Contribui com nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas, minerais e fibras
Tudo bem, você já entendeu que os snacks são importantes para a sua saúde, mas na hora de escolher uma opção que seja gostosa e balanceada, bate aquela dúvida: o que escolher??
Hoje existem inúmeras opções no mercado, e nem todas saudáveis, mas vamos aqui dar algumas dicas para facilitar sua vida 😉
– FRUTAS: Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas podem ser consideradas uma opção naturalmente saudável. Escolha a de sua preferência (opções não faltam) e aproveite! O importante é sempre lembrar de higienizar da maneira correta e evitar picar com muita antecedência aquelas que escurecem, como banana e maçã – a aparência pode fazer com que você perca a vontade de consumí-las!
– FRUTAS DESIDRATADAS: As frutas desidratadas contêm nutrientes importantes e podem ser uma alternativa mais prática do que as frutas in natura – não é preciso descascar/ cortar, e duram mais tempo. Banana, maçã e abacaxi são as versões mais comuns, e que podem ser uma ótima saída quando comer a versão natural não for possível.
– PIPOCA: A pipoca é um snack prático, de baixo valor calórico, e que ainda apresenta uma boa quantidade de fibras – super importantes para o funcionamento do intestino e para a saciedade, além de outros benefícios. Além disso, pelo fato do grão estar intacto, preserva nutrientes essenciais como vitamina E, fósforo e carotenoides. E o melhor de tudo? É simplesmente deliciosa!!
– OLEAGINOSAS: Nozes, avelã, castanha-do-Pará, castanha de caju… as sementes oleaginosas são práticas e deliciosas! Mas não vale abusar! Apesar de conterem gorduras boas, também são calóricas, e em algumas opções (como a castanha de caju) podem também trazer muito sódio. Então lembre-se: moderação é tudo!
– SANDUÍCHES NATURAIS: A fome está muito grande? Não almoçou direito? Vale então caprichar no momento do lanche e investir em sanduíches naturais, com carboidratos na forma integral (como pão integral), vegetais (como cenoura ralada, alface, rúcula, abobrinha ou berinjela grelhada, etc…) e proteínas (queijos como cottage e ricota, por exemplo).
– CHIPS ASSADOS: Snacks à base de tubérculos, como batata-doce, são uma ótima dica! De sabor agradável, esses chips são ricos em fibras – o que ajuda o carboidrato a entrar de forma mais gradual no corpo – conhecido também como um alimento de baixo índice glicêmico. Mas atenção: procure por opções assadas – há muitas versões fritas, e que por isso têm altas quantidades de gordura! Fique sempre de olho no rótulo!! 😉
E claro, se depender de nós da MAÏS PURA, opções de snacks saudáveis e deliciosos não vão faltar!